Os cuidados para manter-se bela durante a gestação

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

O período da gestação é uma das fases mais bonitas da mulher, na qual sentimentos únicos e uma sensação de plenitude tomam contam da gestante. E, mesmo com a correria para deixar tudo pronto para o novo integrante da casa, a futura mamãe não deve se esquecer de cuidar de si mesma.

Um dos principais pontos de atenção é com o uso do filtro solar. O hábito, que já deveria estar incorporado ao dia a dia antes da gravidez, deve permanecer e até se intensificar, especialmente porque no período gestacional a probabilidade de ocorrer o aparecimento de manchas é alta, sendo importante reaplicar o produto periodicamente, principalmente no rosto. Antes, entretanto, é bom consultar um dermatologista ou o obstetra para definir o melhor protetor para o tipo de pele.

Outra vilã das mulheres na gravidez são as temíveis estrias. Contra elas o segredo é abusar da hidratação da pele. Existem cremes e óleos específicos que previnem os ‘risquinhos’, mesmo com o crescimento da barriga, embora seja importante contar orientação médica prévia. Ingerir bastante líquido também é uma forma eficiente de manter a pele e todo o organismo hidratado, além de ajudar a diminuir o inchaço no período gestacional.

O cabelo é outro fator que preocupa as mulheres logo que recebem a notícia da gravidez. A primeira dúvida é sobre como cuidar das madeixas sem prejudicar o bebê. A tintura, por exemplo, é proibida nos primeiros três meses, já que a pele da gestante fica muito sensível e isso inclui o couro cabeludo. Nos meses seguintes, recomenda-se o uso apenas de xampus tonalizantes, sob autorização do obstetra. Já tratamentos de alisamentos em geral estão proibidos em todo o período gestacional. A dica é usar o tradicional secador, não se esquecendo de hidratar os fios constantemente.

Para as grávidas que não abrem mão de se sentiram cheirosas, o perfume está liberado. Porém, a melhor opção é continuar usando o perfume habitual, evitando novas fragrâncias que podem desencadear enjoos ou desconfortos. Além disso, a aplicação deve ser feita em partes do corpo que não ficarão expostas ao sol para evitar manchas.

Os pelos do corpo tendem a aumentar devido à grande concentração de hormônios, e a depilação pode ser realizada com cera fria ou quente, lâminas ou máquinas depiladoras. O médico de confiança, entretanto, pode orientar com mais precisão as áreas que podem ser depiladas com segurança, dependendo do tempo de gestação. Já o uso do laser ou da luz pulsada não é recomendado.

O fato é que, mesmo com algumas restrições, a gestação é um período especial e não há motivos para a grávida deixar de cuidar de si mesma, mantendo-se bela, saudável e feliz.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×