Alimentação na gravidez: o que evitar

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Durante os nove meses da gestação, a alimentação da futura mamãe merece uma atenção mais do que especial. Isso porque o consumo de determinados alimentos pode provocar diversos problemas de saúde tanto para a mulher quanto para o bebê. Mas, afinal, o que pode e o que não pode comer durante a gestação?

Confira abaixo as dicas da nutricionista Gabriela Sampaio para uma alimentação saudável e equilibrada.

Adoçante

Ainda não existem evidências científicas que apontem benefícios no uso dos diversos tipos de adoçantes para os seres humanos. Por isso, o consumo durante a gestação deve ser reservado apenas para mulheres que precisem controlar o ganho de peso e/ou para as diabéticas. Se o consumo for necessário, é fundamental pedir orientação para o médico obstetra ou nutricionista responsável pelo acompanhamento da gestação. Caso contrário, dê preferência para açúcar mascavo, com moderação.

Carnes cruas

Carnes cruas podem transmitir doenças, como a toxoplasmose. Em caso de contaminação da mãe, o feto pode sofrer sequelas irreparáveis ou, até mesmo, o aborto. Por isso, durante a gestação todos os tipos de carnes devem ser consumidos completamente cozidos.

Chás amargos

Em geral, os chás contêm substâncias que podem trazer alguns prejuízos para a saúde da mulher e do bebê e, por isso, devem ser evitados durante os nove meses de gestação.

Café e bebidas energéticas

O consumo de cafeína deve ser evitado durante toda a gestação. Vale lembrar que a cafeína está presente também em refrigerantes de cola, chás, chocolates e alguns medicamentos.

Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser cortado imediatamente ao ser diagnosticada a gestação e seguir até depois da amamentação. O primeiro trimestre de gestação caracteriza-se pela formação de estruturas do feto. Por isso, o consumo de álcool nesse período pode prejudicar, por exemplo, a formação do tubo neural.

Já o consumo nas primeiras semanas pode causar aborto espontâneo e entre a 3ª e 8ª semana pode causar maior risco de deformações físicas e outras complicações para o recém-nascido, como retardo do crescimento intrauterino, alterações na coordenação motora, malformações cardíacas, redução da capacidade intelectual, entre outros problemas.

Produtos light e diet

Durante a gravidez, a mulher deve evitar o consumo de produtos industrializados, devido à grande concentração de conservantes, sódio e açúcar, principalmente quando se trata de refrigerantes. O mesmo serve para os produtos embutidos.

Comida japonesa

Peixes crus devem ser evitados, pois apresentam elevada perecidade, podendo ser facilmente contaminados quando não armazenados e manipulados corretamente.

Frutos do mar

O consumo de frutos do mar deve ser evitado durante a gravidez, pois apresentam alto potencial alergênico.

Ovo

Evite o consumo de alimentos que contenham ovos crus ou parcialmente cozidos em sua preparação, pois eles podem transmitir salmonela, uma bactéria que ataca o sistema gastrintestinal e pode levar até ao parto prematuro. Dê preferência ao alimento totalmente cozido, frito ou assado.

Dicas da nutricionista

Para uma gestação saudável tanto para a mamãe quanto para o bebê, procure manter uma alimentação equilibrada e o mais natural possível. Além disso, beba bastante água, varie nas cores dos alimentos na refeição – para atingir o maior número de nutrientes -, e alimente-se de três em três horas.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×