Quais os exercícios mais recomendados para prevenir dores da gestação?

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Muitas mulheres reclamam que sentem dor durante a gestação. Desde as mais suaves até as mais incômodas, elas sempre marcam presença em algum momento da gravidez. Dor pélvica, lombar, na virilha e na raiz da coxa, nas articulações, nas pernas e cólicas são as mais comuns, mas o que muita gente não sabe é que há uma maneira de evitá-las.

Segundo a fisioterapeuta Vânia Figueiredo, são diversos os fatores que contribuem para o aparecimento das dores no período gestacional, como o peso e o despreparo físico da gestante, por exemplo. Há também uma relação direta com o tamanho do bebê e o quanto uma mulher engorda ao longo do pré-natal.

No entanto, há alguns exercícios físicos recomendados para prevenir dores na gestação. Veja abaixo as indicações e o benefício dos exercícios, segundo a fisioterapeuta:

  1. Alongamento

Trabalha o controle da respiração e ajuda a manter a musculatura relaxada, mas é preciso evitar os movimentos com fortes trancos e balanceios.

  1. Caminhada

É a mais indicada e ajuda na preparação para o parto, pois melhora a capacidade cardiorrespiratória e auxilia o encaixe do bebê na bacia da mulher.

  1. Ginástica ou musculação

Ajuda a melhorar a resistência muscular e cardiovascular, mas não pode ser feita com cargas elevadas.

  1. Hidroginástica

A hidroginástica é a atividade mais indicada para gestantes, pois ajuda na redução das dores nas pernas e inchaços ocasionados nos pés e nas mãos, proporcionando assim um relaxamento corporal. Mas o ideal é procurar por aulas específicas para gestantes.

  1. Natação

Trabalha bastante a musculatura, mas existem restrições em algumas modalidades.

  1. Pilates

O pilates promove flexibilidade, fortalecimento, consciência corporal, trabalha a respiração e controla a ansiedade.

Atenção!

Se você está pensando em se exercitar, deve saber que é preciso tomar alguns cuidados ao realizar atividades físicas durante a gestação. Há alguns específicos para grávidas, de acordo com o período gestacional.

No primeiro trimestre, a gestante que for liberada pelo obstetra vai realizar exercícios mais leves, pois é um período de cuidados, de formação fetal. O segundo trimestre é considerado mais tranquilo pelas gestantes, também para os exercícios, onde pode se trabalhar o fortalecimento com algumas restrições e adaptações, mas sem risco para o bebê.

Já no último trimestre, também o mais cansativo para a gestante, no qual geralmente as dores lombares e noites mal dormidas começam, pode-se dar mais ênfase e importância aos alongamentos, ao trabalho respiratório, à consciência corporal e ao trabalho do assoalho pélvico, de acordo com Vânia.

E para não prejudicar o bebê, é necessário ficar atento para não carregar peso, não fazer abdominais, agachamento (na fase final da gravidez), pulos, corrida e exercícios ou aparelhos que emitem vibrações, a exemplo de massageadores e plataforma vibratória.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×