Quartinho do bebê bonito e seguro

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

A chegada de uma criança provoca pequenas modificações em todos os cômodos da casa, mas um deles merece atenção redobrada em sua preparação: o quartinho do bebê. Ao arrumar o espaço do novo integrante da família é preciso se atentar a uma série de cuidados especiais, que o deixarão bonito, confortável e, principalmente, seguro tanto para o bebê quanto para os pais.

Segundo a enfermeira Josimery Maciel, especialista na área materno-infantil, o quartinho do bebê merece atenção especial em sua arrumação. Esse ambiente deverá ser o mais arejado e calmo da casa e sua preparação deverá ser feita com antecedência. “O ideal é que o espaço esteja montado e pintado até a 36ª semana de gestação. Dessa forma, o cheiro de tinta, inclusive dos móveis, sairá por completo antes de o bebê nascer”, explica.

Apesar de a gestação durar nove meses, essa é uma fase em que os pais curtem bastante e que passa rapidamente. Por isso, quem não se planejar corre o risco de se atrapalhar na reta final da gravidez. Uma dica é aproveitar enquanto a barriga ainda não está grande e pesada, quando a mulher terá energia e condicionamento físico para visitar lojas e preparar o enxoval, geralmente entre a 20ª e 24ª semana da gestação. Além disso, nessa fase o sexo do bebê já estará definido, facilitando as compras.

O planejamento de arrumação do quarto deve ser dividido em três etapas, segundo Josimery. “A primeira fase é a mais importante, de preparação das superfícies. É nesse momento que serão feitos os serviços de pintura e elétricos e a instalação de papel de parede, painéis de madeira, prateleiras e piso. A segunda é a montagem dos móveis. Não podem faltar berço, cômoda para roupas e troca de fraldas e cadeira de balanço ou poltrona para amamentação.  Já a terceira e última fase é a da decoração, quando a futura mamãe vai instalar cortinas, arrumar enfeites, almofadas etc”, explica.

Para garantir também a segurança dos pais no quartinho o ideal é optar por pisos não tão lisos ou tapetes antiderrapantes, principalmente em torno do berço e da poltrona. Outro ponto fundamental e que não pode ser esquecido é a instalação das telas de proteção nas janelas e escadas e os protetores nas tomadas. “Apesar de a criança ser completamente dependente nos primeiros meses de vida, evite na decoração pequenos objetos e miniaturas que possam ser levados à boca e ao nariz, prevenindo engasgos. O espaço deve ainda ser completamente limpo pelo menos três vezes por semana”, finaliza Josimery.

Atenção especial ao enxoval

Com os móveis no lugar e a estrutura finalizada, é chegada a hora de organizar o enxoval do bebê. A partir do oitavo mês de gestação é fundamental que todas as roupas, fraldas, toalhas e roupas de cama estejam lavadas. Apesar de trabalhoso, esse processo diminuirá os riscos de alergias e irritações na pele da criança, eliminando poeira, ácaros e fungos das peças. É importante também separar as roupinhas por tamanho nos armários e cômodas, agilizando as trocas de roupas de acordo com o crescimento da criança.

Dicas extras:

  • Opte por cortinas de tecidos fáceis de serem lavados.
  • Atenção especial aos tapetes: o aspirador de pó não é suficiente para retirar toda a poeira. Escolha materiais fáceis de serem higienizados.
  • Escolha poltronas com apoios confortáveis para costas e braços.
  • Evite móveis com quinas pontudas e afiadas.
  • Dê preferência para móveis pintados com tintas atóxicas.
  • Evite colocar objetos de decoração ao alcance da criança.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×