Enjoos na gravidez, como minimizar?

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Bem conhecido pela maioria das gestantes, o enjoo é um incômodo que acomete aproximadamente 70% das grávidas, segundo estudos. O desconforto é comum especialmente no primeiro trimestre da gestação e, provavelmente, está ligado ao hormônio da gravidez (hCG), segundo a ginecologista e obstetra Greice Rampazzo.

Muito embora não exista uma receita mágica para acabar com o enjoo, há algumas medidas que podem ser adotadas para minimizar o desconforto, que costuma surgir logo pela manhã e durante as refeições. Uma explicação para o fato é que as papilas gustativas das gestantes ficam mais inchadas e sensíveis ao paladar e a cheiros.

Para amenizar os enjoos, uma medida simples é ficar longe de odores e comidas que provoquem náuseas. O consumo de água e alimentos saudáveis também auxiliam nessa fase. Além disso, comidas e bebidas frias são as mais indicadas, pois permanecem mais tempo no estômago.

Biscoitos cream cracker ou água e sal são os mais indicados como lanches para grávidas que estão enfrentando o período de enjoo. Eles também podem ser consumidos de 20 a 30 minutos antes de a grávida levantar da cama pela manhã, ao acordar, recomenda a ginecologista.

E como o estômago vazio tende a piorar a náusea, o ideal é fazer pequenas refeições leves a cada duas ou três horas. E, embora seja importante manter-se hidratada, é recomendável evitar a ingestão de líquidos durante as refeições como forma de minimizar o surgimento das náuseas.

Evitar a ingestão de alimentos gordurosos, muito condimentados e açúcares também ajuda. Além disso, incluir o gengibre na alimentação tem apresentado bons resultados no combate às náuseas típicas do período gestacional, assim como não deitar depois das refeições também tem ajudado a minimizar o problema.

Para muitas mulheres, o simples ato de escovar os dentes já é um problema. Então, evite fazer a higiene, especialmente depois do café da manhã ou tente trocar a marca do creme dental. Outra medida que pode ajudar é deixar de usar perfume por um tempo, já que os cheiros também costumam provocar náuseas.

Mas, atenção: caso a gestante não consiga controlar o enjoo em casa, se o desconforto tiver trazido algum prejuízo à rotina ou se estiver vomitando muito, o fato deve ser relatado ao médico, pois o problema pode evoluir para uma desidratação. Mas, felizmente, hoje existem muitos medicamentos que podem controlar o problema, trazendo tranquilidade para a futura mamãe.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×