Contato de gestantes com animais domésticos

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Tornou-se praticamente impossível viver sem um animal de estimação em casa e as estatísticas comprovam isso. Afinal, basta olhar para a esquina para encontrar um petshop repleto de lindos filhotes, seja de peixes, tartarugas, coelhos, hamsters, periquitos, papagaios, seja de gatos e cães, que vêm ocupando o lugar de melhor amigo do homem.

  Pesquisas apontam que os animais de estimação são os queridinhos das mulheres, que chegam a tratar os bichinhos como se fossem filhos. A relação que existe entre ambos é de companheirismo e amizade. Mas e quando a mulher engravida? O que fazer? Quais cuidados tomar para conviver com seu melhor amigo? Não é de hoje que o assunto é discutido e até gera algumas polêmicas.

Os animais domésticos podem, sim, transmitir algumas doenças, como a toxoplasmose, causada por um parasita que vive em fezes de gatos. Há também a salmonela, doença facilmente contraída por gestantes em contato com pets. No entanto, vale lembrar que animais bem tratados e devidamente vacinados raramente representam risco à saúde da família.

O veterinário Alexei Alessandro afirma que os animais domésticos precisam estar devidamente higienizados. Se o bichinho for passear na rua ou se pisar em coco de outro animal ou cheirar as fezes de outro pet, corre o risco de levar contaminação para dentro de casa no focinho. No entanto, se a casa estiver sempre bem limpa e arejada e o animal for higienizado com frequência, o perigo deixa de existir.

Não pegar fezes dos animais com as mãos sem proteção ou permitir que o bicho conviva no mesmo ambiente onde a família realiza as refeições diárias são alguns cuidados que a gestante precisa ter para preservar sua saúde. E essas regras valem para a vida toda, não só no período gestacional. Afinal, em breve o bebê vai nascer e os cuidados devem continuar para que seja possível criar o filho em um ambiente saudável.

Vale ressaltar ainda que alguns estudos mostram que cachorros sentem pelo olfato quando a mulher está grávida. Curioso não é? Pois é… Por isso mesmo é que, no período gestacional, os pets tornam-se mais cuidadosos, carinhosos e são excelentes companheiros de caminhadas, como se ativassem seu instinto protetor naturalmente. Então, se tomados os devidos cuidados de higiene e proteção do animal, com certeza, a relação entre a grávida e seu melhor amigo será harmoniosa e tende a crescer e frutificar.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×