Prisão de ventre durante a gestação

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Problema bastante comum entre as mulheres, a prisão de ventre – ou constipação, como também é conhecida – costuma se agravar na gestação, especialmente no segundo trimestre. Pesquisas apontam que duas a cada três mulheres grávidas sofrem com o problema.

Médicos especialistas relacionam a dificuldade de evacuar com as alterações hormonais e físicas do corpo e à pressão que o feto faz no intestino, tornando seu funcionamento mais lento que o normal. Mas será que tem como evitar ou combater o problema?

Os nutricionistas são unânimes ao afirmar que com uma boa alimentação pode-se resolver grande parte dos problemas físicos que o corpo apresenta, inclusive a tão temida prisão de ventre, que pode levar a problemas mais doloridos, como as hemorróidas, por exemplo.

Beber pelo menos dois litros de água por dia é o primeiro passo para quem quer um intestino funcionando bem. Ingerir alimentos ricos em fibras como cereais, aveias, pães integrais, frutas, legumes e verduras também é fundamental. Entre as frutas mais indicadas para o bom funcionamento do intestino estão: mamão, laranja com o bagaço, ameixa, melão e morango.

Já entre as frutas que devem ser evitadas estão: banana, maçã, goiaba, pêra e caju, que são constipantes. Outra dica importante é que a gestante deve comer sempre em horários regulares, a cada três horas. A ingestão de líquidos deve ser mantida durante o dia todo. Nesse caso, sucos naturais, vitaminas com mamão e água de coco são excelentes opções.

E para ajudar ainda mais seu intestino, é recomendável a prática de exercícios físicos moderados, como a hidroginástica, a ioga e a caminhada, é claro, com a devida liberação e orientação do médico, pois cada gestação tem suas peculiaridades e individualidades.

Há ainda outra excelente opção para o bom funcionamento do intestino, recomendada pela médica coloproctologista Martha Sperandio: a dieta do farelo. Basta juntar semente de girassol, semente de gergelim, quinoa, linhaça, aveia e farelo de trigo, bater tudo no liquidificador e guardar na geladeira para ir consumindo aos poucos, durante o dia. É recomendável que se ingira duas colheres da mistura quatro vezes ao dia. O preparado pode ser ingerido com iogurtes, sucos e vitaminas.

Entre os alimentos que devem ser evitados, Martha Sperandio cita o pão branco, massas em geral, cenoura, batata, farinha de mandioca, molhos e temperos picantes, chocolates, derivados do leite e frituras, que também são constipantes.

Saber escolher bem os alimentos para o bom funcionamento do intestino é fundamental em todas as fases da vida, mas durante a gestação é um exercício de disciplina, uma vez que a grávida tem que enfrentar os famosos desejos alimentares. É desafiador, mas no final compensa, pois se o corpo funcionar direitinho, a futura mamãe vai agradecer cada momento que terá para aproveitar o filhote que está a caminho.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×