Prepare a casa para a chegada do bebê

G6
0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Pode parecer fácil manter a segurança de um recém-nascido em casa, mas pequenos detalhes e mudanças na estrutura dos cômodos podem fazer a diferença para a tranquilidade dos futuros pais. Segundo as enfermeiras Josimery Maciel e Rebeca Rocha, especialistas na área materno-infantil, é importante avaliar rigorosamente cada espaço de uma residência ainda durante a gestação preparando-os para receber o novo integrante da família.

A posição dos móveis merece atenção especial. O ideal é que eles não fiquem posicionados próximos a janelas ou cortinas. “Por instinto, os pequenos começam a escalar móveis bem cedo. Além disso, cantoneiras devem ser instaladas nas quinas de rodapés, portas e móveis e as tomadas que não estiverem sendo utilizadas devem contar com uma proteção especial. Já os fios, sejam eles de persianas ou eletrodomésticos, devem ser menores que 15 centímetros ou ficarem longe do alcance do bebê, evitando enforcamentos”, explica Josimery.

Caso os pais morem em apartamento, é fundamental também a instalação de grades de proteção em janelas. Em caso de o imóvel possuir escadas, o ideal é colocar pequenos portões no topo e na base delas, evitando quedas. Já a decoração dos cômodos também exige cuidados especiais: objetos pequenos devem ser evitados em todos os locais e plantas decorativas devem ficar longe dos pequenos. “É indispensável ter todas essas precauções desde o primeiro dia do bebê em casa. Cautela nunca é demais”, destaca Rebeca.

O quartinho do bebê

O quartinho do recém-nascido merece atenção especial e deve ser confortável e seguro tanto para a futura mamãe quanto para a criança. Segundo Josimery, é preciso seguir três etapas na arrumação do quarto: preparação da superfície (pintura, serviços elétricos, instalação de papel de parede e painéis de madeira, prateleiras e piso); montagem dos móveis; e, por fim, decoração (cortinas, enfeites, almofadas etc.). O ideal é dar início ao planejamento desse espaço com antecedência. “Sempre aconselhamos que o quarto esteja montado e pintado até a 36ª semana de gestação. Dessa forma, o cheiro de tinta, inclusive dos móveis, sairá por completo antes da criança nascer”, explica.

No espaço, opte por pisos não tão lisos ou tapetes antiderrapantes e não esqueça as telas de proteção nas janelas e os protetores nas tomadas. Na decoração, não coloque pequenos objetos e miniaturas que possam ser levados à boca e ao nariz pela criança, evitando engasgos. O espaço deve ainda ser completamente limpo pelo menos três vezes por semana.

“Já com os móveis no lugar e a estrutura finalizada, o próximo passo é organizar as roupinhas do bebê. A partir do oitavo mês, é muito importante que todas as peças estejam lavadas e separadas por tamanho”, finaliza Josimery.

Confira mais dicas para preparar a casa:

Cozinha

Jamais cozinhe ou se aproxime de panelas quentes com a criança no colo; não deixe a criança no carrinho de bebê na cozinha; e não a deixe próxima de fogão, geladeira e/ou utensílios perigosos.

Área de serviço

Fique atenta com produtos químicos, vassouras, rodos e demais objetos que possam cair na criança. Atenção especial com baldes com água, já que mesmo a menor quantidade é suficiente para provocar um afogamento.

Banheiro

Atenção especial com vaso sanitário, box, vidros, armários, embalagens de plástico e produtos de higiene pessoal, bem como shampoos, cremes, sabonetes, hidratantes, maquiagens e perfumes.

Quarto do casal

Cuidado com tapetes e cortinas, onde eles podem se pendurar, e pequenos objetos de decoração. Se possível, tranque as portas do guarda-roupa.

Sala

Evite tapetes em formato liso (sem antiderrapante), fios atravessados pela sala, e não deixe alimentos caídos pelo chão, pois podem atrair formigas e outros insetos.

Varanda

Evite ficar próxima à sacada com a criança no colo, brinquedos espalhados e piso molhado. Instale grades de proteção.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×