Mitos e verdades sobre amamentação

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Tão logo o bebê nasce, a mulher já pode começar a amamentá-lo. Nas primeiras vezes que a criança mama, o leite da mãe apresenta-se de forma amarelada e em quantidades menores. É o chamado colostro, que concentra maior número de anticorpos e células maduras, importantes para a imunização do bebê contra muitos vírus e bactérias existentes no meio ambiente.

Também presentes no colostro estão as substâncias necessárias para que o intestino da criança se desenvolva, ajudando a eliminar as primeiras fezes do bebê, conhecidas como mecônio (responsável pelo aparecimento da icterícia).

Só após algumas semanas a mãe passa a produzir o chamado leite maduro, rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais, água, gordura, enfim, todos os nutrientes que a criança necessita para seu crescimento e desenvolvimento até os seis meses de idade.

O leite materno também contém vários componentes imunológicos que protegem a criança de doenças. Ainda é importante lembrar que com a amamentação o bebê tem uma digestão mais fácil, o que evita as famosas cólicas dos primeiros meses de vida. Doenças como asma, alergias alimentares, rinite e bronquite estão entre as que o bebê terá menos chances de desenvolver.

E a amamentação não traz só benefícios para o bebê, pois é por meio desse ato que as mães sentem-se mais seguras, menos ansiosas e estabelecem um vínculo afetivo com seu filho. Além disso, o útero da mulher volta ao normal mais rapidamente quando amamenta. Sem contar que a mulher tem menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e ovário no pós-parto.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), se todos os bebês fossem exclusivamente amamentados durante os seis primeiros meses de vida e continuassem a mamar até os dois anos de idade, quase 1 milhão e 300 mil crianças poderiam ser salvas, todos os anos, e outros milhares de meninos e meninas cresceriam muito mais saudáveis em todo o mundo.

Mas mesmo com tantos benefícios, ainda existem muitas verdades e mitos em torno da amamentação. A seguir, estão listadas algumas situações que ainda deixam dúvidas. A intenção é sanar esses questionamentos e incentivar as mulheres a abraçar essa causa tão nobre que é a tarefa de amamentar!

Verdades sobre a amamentação:

  •   Leite materno faz bem à saúde do bebê
  •   O estresse e o nervosismo atrapalham a produção de leite
  •   Amamentar acelera a perda de peso da mãe
  •   Amamentar fortalece o vínculo de mãe e bebê
  •   Leite materno deve ser alimento exclusivo até os seis meses do bebê

Mitos sobre a amamentação:

  •   Existe leite materno fraco
  •   Silicone atrapalha a amamentação
  •   Amamentar exige uma série de adaptações no cardápio da mãe
  •   O tipo de parto interfere na amamentação
  •   Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite materno
  •   Quem volta ao trabalho após licença precisa parar de amamentar
  •   Existe uma posição ideal para amamentar

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×