Hora do banho no bebê? Calma, não criemos pânico!

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Muitas mamães, especialmente as de primeira viagem, têm medo de dar banho em seu bebê recém-nascido. Há alguns mitos e regras seguidas desde o tempo da vovó, quando se previa banhos de imersão nos pequenos apenas depois que o umbigo caísse totalmente. Isso levava em torno de uma semana e, nesse tempo, o bebê tomava banhos a seco, com paninhos umedecidos.

Mas essa realidade mudou na maioria das maternidades, que estão adotando o banho de banheira desde o momento que o rebento sai da barriga da mãe. Usando água morna e sabonete neutro, esse tipo de higiene é, inclusive, a mais recomendada para retirar totalmente as secreções do parto, possíveis focos de contaminação da criança.

O banho a seco era recomendado por causa do medo de molhar o cordão umbilical, prolongando a queda do coto. Existia ainda o temor pela contaminação ao não enxugar direito o cordão. No entanto, hoje, sabe-se que se a área for devidamente higienizada com sabonete neutro e álcool 70%, a queda do coto ocorre de 5 a 15 dias, em média.

Mas é necessário ter alguns cuidados na hora de banhar a criança, começando ao separar previamente o material que será utilizado: banheira, sabão neutro, xampu próprio para bebês, toalha de algodão, fralda, pente ou escova e roupa limpa. É importante que, no ambiente do banho, não tenha nenhuma corrente de vento. Se houver, é necessário fechar janelas e portas para a entrada de ar frio.

Para saber ao certo a quantidade e a temperatura da água, encha a banheira de forma que a criança não se afogue ao deitar completamente e teste a temperatura com o cotovelo. Se estiver muito quente, você vai sentir nessa região do corpo, que é uma das mais sensíveis. A temperatura ideal da água é de 30 graus centígrados e você também pode usar um termômetro para medi-la.

O próximo passo é retirar a roupa e segurá-lo dentro da banheira de costas, sustentando-o com o braço direito ou esquerdo (no caso de ser canhota). Comece a banhar o bebê pela cabeça, jogando pouca água para lavar seus cabelos e cuidando para que não entre água nos ouvidos. Em seguida, lave o corpo, sem jogar muita água na região do umbigo (se ainda não tiver caído). Para lavar o bumbum, basta virar o bebê cuidadosamente, sem deixá-lo encostar o rosto na água.

É importante que, durante o processo, a mãe esteja sorrindo e conversando com seu filho para transmitir segurança ao pequeno. Dessa forma, aumenta-se a chance da criança gostar desse momento. Terminado o banho, é fundamental secar bem todas as partes do corpo do rebento, especialmente as dobrinhas, para que sua pele não apresente irritações indesejadas. Usar uma pomada antiassaduras para o bumbum é imprescindível.

Tomando todos esses cuidados, você, com certeza, vai cumprir com excelência a tarefa de dar banho no seu pimpolho. E o melhor de tudo é que o momento pode tornar-se um dos melhores para estreitar os laços com seu pequeno. Então, nada de pânico e mãos à obra!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×