Educação financeira infantil: comece já!

Depositphotos_23728665_l-2015
0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Vale a pena investir tempo para ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro. E não é tão difícil quanto parece!  

Quando o assunto é educação financeira de crianças, muitos pais têm mais dúvidas que respostas. Afinal, cada família possui uma dinâmica de vida diferente, valores diferentes, e prioridades diferentes. Mas em uma coisa os especialistas concordam: quando mais cedo você começar a educar financeiramente seu filho, maiores as chances dele se tornar um jovem e um adulto mais feliz, ao saber fazer escolhas corretas, maduras e conscientes.

Reunimos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:

Mesada

Antes dos 5 anos, recomenda-se dar apenas valores pontuais, como para comprar um produto ou para a criança guardar no cofrinho. A partir dos 6 anos, é possível estabelecer valores periódicos. Uma dica é dar o valor correspondente à idade da criança até os 11 anos (Exemplo: 6 anos = 6 reais, 10 anos = 10 reais), semanalmente. Já a partir dos 12 anos pode-se dar a mesada uma vez por mês, multiplicando por 8 (Exemplo: 12 anos = 12 x 8 = 96 reais). Mas não há regras, e cada família deve decidir de acordo com a própria realidade.

Planejamento

Ao invés de comprar algo que a criança deseja, que tal fazer um planejamento de compra junto com ela? É possível ensiná-la a se planejar para conquistar algo. Para isso, escrevam juntos num caderninho qual o objeto pretendido, o valor de mercado (pesquise em sites), se é vantajoso comprar usado, o tempo necessário e as estratégias utilizadas para se juntar o dinheiro, que pode ser economizando parte da mesada, juntando dinheiro do cofrinho, abrindo mão do presente de Dia das Crianças, entre outros. Não é preciso ser radical, e os pais podem inclusive pagar parte do objeto a ideia; entretanto, é ensinar a planejar.

Doação

A doação de roupas e brinquedos pode ser estimulada na criança, para que ela abra espaço para receber novos objetos. Há datas propícias para isso, como antes das férias escolares de julho e de janeiro e em épocas festivas, como antes do Dia das Crianças, antes do aniversário ou antes do Natal.

Empreendedorismo

Algumas crianças gostam de produzir objetos para vender (pulseiras, picolés, desenhos etc). Com a ajuda dos pais, a atividade pode ficar mais organizada. Aproveite a brincadeira para transmitir algumas noções de produção, como o custo, os valores de venda, a preocupação com a qualidade do produto e a importância de anotar as vendas e fazer um balanço. Mesmo que seja uma brincadeira entre parentes e familiares, algumas noções importantes podem ser transmitidas.

Ensine brincando

Há diversos jogos de tabuleiro, como Banco Imobiliário, e algumas brincadeiras, como ir ao mercadinho, que podem ajudar a criança a entender a relação do dinheiro e do consumo. Além de ser um processo educativo, todos vão se divertir em família!

Complemente em casa: Livros de educação financeira para as crianças.

Livro 1O pé de meia mágico (Editora Mais Ativo)

Aborda a rotina de dois irmãos muito amigos, mas que pensam e agem de maneira diferente em relação a tudo, inclusive o dinheiro. A história faz uma reflexão sobre as vantagens da preservação de brinquedos e roupas. Além disso, estimula as crianças a separar uma pequena parte da mesada para realizar seus objetivos, incentivando o hábito da poupança.

Livro 2Vingadores: Salvando o Dia (Marvel Digital Comic)

Educação financeira em quadrinhos. A Marvel Comics se juntou com a Visa Inc para criar este gibi que ensina as crianças a se tornarem os “super-heróis” das finanças. Ele pode ser adquirido gratuitamente no site da Marvel.

Livro 3O Menino do Dinheiro (Editora DSOP)

O livro mostra um personagem determinado, sonhador, curioso e entusiasmado pela vida, ensinando sobre poupança e a conquista de objetivos financeiros.

Fonte: https://www.mongeralaegon.com.br/blog/educacao-financeira/artigo/6-livros-de-educacao-financeira-pra-criancas 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×