Bebê recebe células-tronco em tratamento cardíaco

Em destaque
0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Em destaqueProcedimento inovador tenta reverter as consequências da síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo

 Conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, com apoio de pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, um tratamento inovador com células-tronco pode ser a esperança para um bebê de apenas 4 meses que nasceu com a síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo. O problema é congênito e faz com que metade do coração tenha um tamanho muito reduzido.

O procedimento, realizado em dezembro de 2016, consistiu em injetar células-tronco na parte saudável do órgão, de modo que ela tenha maior capacidade de bombeamento do sangue e, consequentemente, consiga “compensar” a metade comprometida pela síndrome. A técnica integra um estudo ainda em fase inicial que comparará 30 bebês para analisar se é segura e eficaz.

Os pais não sabem se as injeções experimentais farão diferença, mas recorreram à técnica porque, desde o nascimento, a criança ainda não havia ido para casa. De acordo com a cardiologista pediátrica Kristin Burns, do National Institute of Health, cerca de 65% dos bebês com a doença sobrevivem por até 5 anos e muitos conseguem atingir a vida adulta. 

Fonte: g1.globo.com/ciencia-e-saude.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×