Como se preparar para o parto?

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Buscar informações sobre os tipos de parto existentes, sem dúvida, é o primeiro passo de preparação para dar à luz. Não existe uma regra única ou um tipo de parto que seja mais recomendável, pois depende de cada caso, das individualidades e particularidades de cada gestante. Em síntese, existem dois tipos básicos: o normal e a cesariana. Mas há as variáveis, como o parto humanizado, o parto sem nenhuma intervenção, o parto com intervenção, o parto domiciliar e o parto hospitalar.

A mulher se prepara para o parto durante os noves meses de gestação. O processo torna-se complicado quando, por algum motivo, é preciso antecipá-lo. Do contrário, o tempo é suficiente para a preparação tanto psicológica quanto física da gestante. E a preparação começa no desejo, pois a mulher precisa querer o parto (seja normal, seja cesariana). “O querer significa estar instruída, informada. E isso deve acontecer antes mesmo do pré-natal”, explica a psicóloga especialista em psicologia perinatal, Bianca Martins.

Diferentemente de outros países, no Brasil o pré-natal é muito centrado na figura do médico, quando na verdade a grávida deveria ter uma orientação perinatal. O pré-natal é um momento de aprendizado. E antigamente esse aprendizado era passado de geração em geração, em família. Os familiares viam seus parentes nascerem. Dessa forma, é importante que a gestante busque informação e converse com mulheres que tiveram experiência de parto.

“O apoio da família é importantíssimo, assim como ter um bom relacionamento afetivo com os profissionais que vão auxiliar no parto. A mulher tem que se sentir acolhida nas suas necessidades, sentir-se segura e buscar informação de qualidade”, alerta Bianca, que acrescenta: “Humanizado é ter empatia, respeito e cuidado pelo outro. Acolher o desejo da mulher que vai parir”.

Então, para ter informação de qualidade é fundamental procurar, em sua cidade, grupos de gestantes, rodas de informações sobre parto, experiências com outras mulheres. O importante é não ficar restrito apenas ao consultório médico, mas ampliar o horizonte. “Costumo dizer que a maternidade é um universo paralelo, pois tudo aquilo que você acreditava que existe na vida, quando você engravida, passa a ver de forma totalmente diferente”, ressalta Bianca.

Além do preparo mental para o parto, não dá para deixar de citar a importância do preparo físico para a chegada do bebê. Portanto, manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente ajuda a gestante a ter “uma boa hora”, como é comumente chamado o momento de parir. Seguindo esses conselhos, certamente a mulher viverá um momento especial.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×