Tem gente nova na casa, e agora?

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

A chegada de um recém-nascido em casa traz também muitas dúvidas sobre os cuidados especiais que ele vai precisar, afligindo a maioria dos papais e mamães de primeira viagem. Como deve ser o banho? E a troca de fraldas? Ele deve dormir no berço ou na cama com os pais?

Nesse momento, o mais importante é não entrar em pânico. Por isso, desmistificamos alguns dos questionamentos mais comuns dessa fase com a enfermeira especialista na área materno-infantil, Rebeca Rocha. Veja abaixo dicas para acertar nos cuidados:

Banho

A hora do banho é um momento único e relaxante para a criança e deve ocorrer da forma mais tranquila possível. Primeiro certifique-se de que a banheira está limpa e higienizada. Não esqueça de ter à mão todos os materiais que serão utilizados, tais como toalha, enxugador e shampoo. Outra dica valiosa é colocar um tapete antiderrapante próximo à banheira do bebê, evitando que a mãe escorregue com a água que pode cair no chão.

A água deve estar morna e não há necessidade de fervê-la. “A melhor maneira de verificar a temperatura é colocando a parte debaixo do pulso na água. Se estiver agradável para você, certamente estará para o seu bebê também. Utilize um shampoo que seja do tipo ‘2 em 1’ (shampoo e sabonete de glicerina) na cabeça e no corpo do bebê, pois nessa fase a mãe precisa de praticidade”, explica a enfermeira.

Cordão umbilical

A limpeza do coto do cordão umbilical deve ser realizada a cada troca de fralda e após o banho, evitando infecções, com álcool 70% e cotonetes. Essa limpeza não é dolorida, mas alguns bebês se mostram desconfortáveis por conta do contato da pele com o líquido frio. A queda do cordão ocorre entre o sétimo e o 15º dia de vida do pequeno, mas em alguns casos esse prazo pode aumentar ou diminuir, sem que isso represente um problema.

Troca de fraldas

Segundo Rebeca, no começo a troca de fralda pode parecer algo complicado, porém é uma questão de prática. Não faltarão oportunidades para treinar, já que no comecinho o bebê precisa de aproximadamente oito trocas por dia, e logo a tarefa se tornará automática. O primeiro passo é lavar bem as mãos e ter à disposição todo o material necessário, evitando assim que a pessoa se afaste do pequeno deixando-o sozinho.

O segundo passo é soltar as fitas adesivas da fralda e dobrá-las, para que não grudem no bebê. “Depois, levante as pernas da criança e dobre a fralda para debaixo dela, aproveitando para tirar a maior parte do cocô com a própria fralda. Limpe a parte da frente com um algodão embebido em água morna. Nas meninas, limpe sempre da frente para trás, para não deixar que as bactérias das fezes entrem em contato com a vagina. Limpe bem o bumbum do recém-nascido, tire a fralda suja e coloque a limpa. A parte com as fitas adesivas deve ir embaixo do bumbum do bebê. Tente deixar a parte que fica entre as perninhas bem esticada. Não esqueça de passar um creme antiassaduras na parte da frente e no bumbum. Para finalizar, feche a fralda limpa com as fitas adesivas, deixando-a justa mas não apertada. Verifique se os elásticos das pernas não estão dobrados para dentro. Vista o bebê e lave bem as mãos”, ensina Rebeca.

Corte das unhas

Segundo Rebeca, o ideal é cortar as unhas do bebê enquanto ele estiver dormindo, para evitar movimentos bruscos. É aconselhável evitar também o cortador, pois o mesmo poderá mascar a unha do pequeno. O ideal é usar uma tesoura apropriada e, após o corte, passar levemente uma lixinha de unha indicada para recém-nascidos.

Sono

O ambiente ideal para o sono do recém-nascido é calmo e tranquilo, com iluminação baixa, tipo penumbra. Segundo a enfermeira, em geral, os bebês dormem de duas a quatro horas de cada vez e os pais devem aproveitar esses momentos para descansar também. “É normal as crianças acordarem várias vezes durante a noite nas primeiras semanas. Para ajudá-lo a se ajustar, não escureça totalmente o quarto e nem faça silêncio absoluto quando ele dormir durante o dia. Já de noite, mantenha o quarto escuro e procure deixar a casa silenciosa. Com o tempo ele vai se adaptar ao padrão do dia e da noite”, explica.

Uma dúvida recorrente entre os pais de primeira viagem é se o recém-nascido pode ou não dormir junto deles nos primeiros dias de vida. Segundo Rebeca, o ideal é acostumar o bebê a dormir no próprio berço e em seu quarto desde o início. “Converse e cante em tom baixo até que ele relaxe e durma. Caso tenham algum receio em deixar a criança sozinha no quarto, meu conselho é recorrer para à babá eletrônica”, ressalta. Vale lembrar ainda que a posição correta e mais segura para o bebê dormir é de barriga para cima com a cabeça levemente lateralizada, e nunca de barriga para baixo, em um berço com a cabeceira elevada a trinta graus.

Colocar para arrotar

Após cada mamada, é preciso colocar o bebê para arrotar. Isso porque ele pode regurgitar após a ingestão do leite. Mantenha-o em pé no colo por cerca de vinte a trinta minutos, para só então deitá-lo no berço.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×