Movimentos que as grávidas não podem fazer

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Você descobriu que está grávida? A partir de agora não há nada de errado em manter sua rotina, mas é preciso tomar alguns cuidados, como conhecer os movimentos que não poderá fazer durante a gravidez para que tudo corra bem nos nove meses de espera.

De acordo com a fisioterapeuta Vânia Figueiredo, existem individualidades que precisam ser respeitadas de mulher para mulher, pois nenhuma gestação é igual. No entanto, como regra geral, a profissional recomenda que a gestante evite exercícios que gerem fadiga e impactos.

“É importante evitar a fadiga, que aumenta a frequência cardíaca e respiratória da gestante, já que uma taquicardia pode prejudicar o feto. Os movimentos de impacto podem lesar a coluna e causar dores na mulher, além de agitar o bebê”, explica Vânia.

Pesquisas apontam que o limite mais conservador de batimentos cardíacos para uma grávida é de 140 batidas por minuto, embora os casos devam ser analisados individualmente. Cuidar do coração também é importante.

Evitar atividades que promovam qualquer tipo de risco, como queda ou compressão da barriga, também é importante durante a gravidez. Movimentos bruscos, seguidos de paradas súbitas interferem na circulação sanguínea e também podem prejudicar o bebê. Por isso, é importante que a grávida faça atividades físicas sob orientação profissional, evite frequentar lugares que envolvem risco de queda, como por exemplo, brinquedos de parque de diversão e tobogãs em parques aquáticos. Outra dica é procurar manter uma boa postura pode evitar desconforto e dores.

Andar de bicicleta só é permitido às mulheres que já estão acostumadas com a atividade,   porém ainda assim oferece risco de queda. Da mesma forma, esportes que utilizam bola (futebol, basquete) podem ser perigosos, porque existe o risco de queda e choque com outro jogador e a possibilidade de atingir a barriga.

Então, que tipo de exercício físico é mais recomendado para melhorar a mobilidade/flexibilidade de uma gestante? Vânia recomenda que a gestante pratique alongamento e pilates, para manter-se relaxada, disposta, evitar possíveis dores e controlar o aumento de peso.

Levando em consideração essas dicas, a grávida pode continuar com a rotina habitual, até mesmo manter relações sexuais. Isso se não houver nenhum tipo de problema que prejudique sua saúde nem a do bebê.

O mais importante é que a gestante tente relaxar e diminua a ansiedade com a proximidade do parto. Por isso, as atividades que aliviam o estresse, como ginástica e massagens, são indicadas do início até o finalzinho da gestação.

Veja alguns exercícios contraindicados na gravidez:

  • Brinquedos em parques de diversão com paradas súbitas
  • Escorregar em tobogãs;
  • Começar a andar de bicicleta;
  • Praticar esportes que utilizam bola (futebol, basquete);
  • Começar a praticar tênis e vôlei;
  • Praticar esqui e patinação;
  • Fazer ginástica olímpica;
  • Andar a cavalo;
  • Fazer sauna e hidromassagem sob altas temperaturas;
  • Abusar na corrida;
  • Praticar mergulho;
  • Surfar;
  • Praticar atividade física em altitudes acima de 1.800 metros.

2 Comments

  1. Boa noite, estou fazendo hidroginástica tem algum perigo?? Notei na última aula, que minha barriga doeu um pouco, na água, mas sinto que meu cansaço melhorou muito. Devo continuar? Estou de 28 semanas.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×