Cuidados na gravidez: 15 dicas para uma gestação saudável

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

A gravidez é um dos momentos mais especiais e marcantes na vida da mulher. E para aproveitar plenamente essa fase, garantindo a saúde da gestante e do bebê, é imprescindível estar atenta a diversos cuidados especiais.

Segundo a enfermeira Josimery Maciel, especialista na área materno-infantil, alguns hábitos comuns na rotina da futura mamãe, como praticar atividades físicas, dirigir e viajar, passam a exigir atenção redobrada e acompanhamento de especialistas.

Para te ajudar, selecionamos quinze cuidados importantes durante essa fase tão especial:

  1. Bebidas alcoólicas

Devem ser evitadas ao longo de toda a gestação, pois podem afetar o desenvolvimento do bebê, provocando alterações corporais e anormalidades no sistema nervoso. O recomendado é cortar completamente o consumo desde a concepção até o término do aleitamento. Em casos extremos, elas podem ser ingeridas em pequenas quantidades, desde que liberado pelo obstetra.

  1. Cigarro

Quando ainda está na barriga, o feto absorve tudo o que passa pela corrente sanguínea da mãe. Por isso, o hábito de fumar deve ser evitado ao longo de toda a gestação. Algumas substâncias presentes nos cigarros podem ocasionar aborto espontâneo ou prejudicar a formação do bebê, que pode nascer prematuro, abaixo do peso normal ou, em casos mais extremos, com má formação.

  1. Atividades físicas

Além do aumento do peso corporal, as juntas e articulações da gestante ficam mais moles e suscetíveis a entorses. Por isso, o ideal é optar por atividades físicas de pouco impacto e redobrar a atenção ao praticá-las. É imprescindível contar com a supervisão adequada e, dependendo do esporte, utilizar equipamentos de proteção, como capacete e joelheiras.

  1. Alimentos

Carnes mal passadas ou defumadas, assim como peixes crus, mariscos e crustáceos devem ser evitados por conta do risco de contaminação. Já o leite e seus derivados devem ser pasteurizados, processo que garante a eliminação de bactérias. O ovo cru pode ocasionar contaminação por salmonela, bactéria presente na casca. Já frutas e verduras merecem atenção especial na lavagem e no armazenamento.

  1. Processos químicos nos cabelos 

As tinturas de cabelo, mesmo que não contenham amônia na composição, devem ser evitadas nos três primeiros meses da gravidez, período mais crítico para a formação fetal. Já os demais processos químicos, como escova progressiva, alisamentos, permanentes, entre outros, são proibidos durante toda a gestação.

  1. Tratamento para varizes

É aconselhável evitar cirurgias para tratar varizes e vasinhos durante a gravidez. Para as gestantes que desejam amenizar os sintomas do problema, o ideal é optar por métodos tradicionais, como realizar caminhadas regulares, deixar as pernas elevadas por alguns minutos e evitar ficar muito tempo em pé ou sentada.

  1. Depilação

Depilação com cera ou lâmina está liberada. Já a depilação com laser não é recomendada durante a gestação e a amamentação. Como não existem testes e estudos que comprovem prejuízos ou consequências para uso de laser na gravidez, por precaução, o ideal é aguardar.

  1. Drenagem linfática

A drenagem linfática auxilia na redução do inchaço corporal e retenção de líquidos, muito comum entre as mulheres. Mas, no caso das gestantes, a atividade só deve ser realizada por fisioterapeutas certificados pela sociedade médica. Mesmo assim, o ideal é conversar antes com o obstetra responsável para uma avaliação dos riscos e das necessidades.

  1. Descolorantes

Evite descolorir os pelos enquanto estiver grávida. Além de não haver garantias de que as substâncias usadas nesse processo não penetrem na pele, durante a gestação o organismo da mulher fica mais sensível, facilitando o surgimento de irritações cutâneas.

  1. Medicação

Toda medicação, de venda livre ou controlada, só deve ser ingerida com a devida prescrição médica. Até o mais simples dos remédios, como um laxante, pode conter substâncias contraindicadas na gestação.

  1. Dirigir

As opiniões dos especialistas se dividem quando o assunto é direção na gestação. Isso porque, nesse período, alguns reflexos da mulher podem estar reduzidos e, em caso de uma possível colisão, o volante do veículo pode provocar um trauma na barriga. O ideal é conversar com o obstetra responsável e avaliar a cada estágio da gravidez o estado físico e emocional da gestante.

  1. Sauna

As altas temperaturas comuns em saunas quentes podem provocar quedas de pressão, enjoos e desmaios nas futuras mamães. Por isso, o ideal é evitar esse tipo de ambiente até o nascimento do bebê.

  1. Café

O café pode intensificar os sintomas de queimação no estômago, comum entre as gestantes. Além disso, pode ocasionar nascimento prematuro ou dificultar o ganho de peso do bebê. O indicado é ingerir com moderação, no máximo duas xícaras pequenas por dia.

  1. Banho de sol

O banho de sol está liberado para as futuras mamães, desde que sejam respeitados os cuidados especiais. É imprescindível o uso do protetor solar em todo o corpo, de preferência com FPS superior a 30. Além disso, a exposição ao sol deve ocorrer antes das 10 horas e depois das 16 horas, nos horários em que a incidência de raios ultravioletas é mais branda.

  1. Viagens

Até o sétimo mês de gestação, as viagens podem ser realizadas desde que a gestante consiga manter uma alimentação regrada, reforçar a hidratação e ter momentos de descanso para esticar as pernas. Em caso de viagens de avião, no oitavo mês é necessário atestado médico para embarcar. Já no nono, a maioria dos médicos proíbe viagens de qualquer natureza, mesmo de carro.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×