Como manter a boa postura na gestação e evitar dores

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Grande parte das mulheres sente dores nas costas durante a gestação. Uma das maiores queixas, cerca de 50%, é a dor na coluna. A culpa provavelmente é do peso barriga e das mudanças hormonais. Com o crescimento do útero, os músculos abdominais ficam mais fracos e seu centro de gravidade muda de lugar. Com isso, a postura se altera, o que acaba forçando musculatura, raízes nervosas e a coluna.

A ação dos hormônios deixa ainda as articulações e os ligamentos mais “soltos”, elásticos e com maior mobilidade, o que provoca instabilidade e dor em momentos específicos: ao andar, ao ficar de pé ou sentada por muito tempo, ao se virar na cama ou ao se levantar de um assento baixo.

O mais comum é que a dor nas costas apareça nos últimos meses da gravidez e que vá se intensificando até o bebê nascer. Ela também pode persistir por algum tempo depois do parto, mas costuma sumir em poucos meses. Nada disso parece muito animador. A boa notícia entretanto é que, além de não afetar a saúde do bebê, a dor nas costas pode, sim, ser aliviada.

Segundo a fisioterapeuta Vânia Figueiredo, é possível suavizar e evitar esse desconforto, principalmente se a mulher começar a preparar o corpo desde antes de engravidar. “Essas dores, muitas vezes, são na região lombar. Na segunda metade da gravidez, o centro de equilíbrio das gestantes muda, devido ao maior peso do útero. Isso aumenta a curvatura normal da coluna, o que causa um estresse nos músculos. Recorrer a remédios para acabar com essa dor somente com a orientação do obstetra”, explica.

O melhor jeito de acabar com as dores nas costas é corrigir alguns maus hábitos e preparar os músculos certos para proteger a coluna do deslocamento causado pelo crescimento do bebê. Veja algumas sugestões a seguir:

Abaixamento correto

Abaixar de modo incorreto para apanhar algo que está no chão ou dormir em uma posição inadequada pode trazer muito desconforto e, em alguns casos, até prejudicar a saúde do bebê. “Todos nós sabemos que não devemos dobrar a coluna para pegar algo no chão e que o correto a se fazer é dobrar os joelhos e manter a coluna reta, mas nunca colocamos isso em prática. As gestantes precisam tomar esse cuidado”, diz Vânia.

Posição certa

Não ficar muito tempo na mesma posição é outro cuidado que deve ser redobrado durante a gravidez. Para manter o corpo de um mesmo jeito, alguns músculos das nossas costas e da região do abdômen relaxam e outros se contraem. Ficar muito tempo com os músculos contraídos causa dor e, consequentemente, estresse. Já quando ficam muito tempo relaxados, eles perdem tonicidade e não conseguem manter uma postura adequada. Algumas posições na hora de dormir já prejudicam a coluna normalmente. Para as grávidas, o efeito é ainda pior. A melhor posição para uma gestante dormir é de lado, com os joelhos e as coxas levemente flexionados.

Forma física adequada

Um dos fatores benéficos é estar na melhor forma física possível antes de engravidar. Se você já está grávida, não é tarde para melhorar seu condicionamento físico. Fazer atividades reduz a probabilidade de sofrer dor nas costas na gestação. Se você não está acostumada a se exercitar, comece devagar, com orientação do seu médico.

Salto alto

Evite usar calçados com salto alto e prefira sapatos confortáveis e firmes. Se você trabalha em pé, tente se organizar para fazer um intervalo de descanso no meio do dia.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×