5 Dicas para os pais ajudarem na gestação

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Pode parecer que não, mas a participação do pai no período gestacional faz toda a diferença. Sabemos que muitos se sentem perdidos sem saber como ajudar, e às vezes, confusos com as diferentes fases pelas quais a mulher passa ao longo dos nove meses. Foi por isso que preparamos uma listinha com dicas que podem transformar a gestação numa trajetória de muita cumplicidade e amor entre pai, mãe e filho.

1) Participe mais

Há várias formas de se aproximar da mãe e da criança. Uma delas é estabelecendo desde o início uma comunicação com o bebê, fazendo carinho na barriga mamãe, por exemplo. Também programe-se para estar presente em algumas consultas e nos exames de pré-natal, assim você irá passar mais tranquilidade à companheira e se surpreenderá com as boas surpresas a serem reveladas, tais como: ouvir o coraçãozinho do bebê bater, vê-lo fazendo travessuras no ultrassom e sentindo ele mexer.

2) Mude seus hábitos

Durante a gestação, a mãe precisará seguir uma dieta balanceada e cortar alguns hábitos, como o cigarro e o consumo de bebida alcoólicas. Que tal seguir esse novo estilo de vida junto a ela? Também é fundamental que pratiquem atividade física orientada. Se você é sedentário, portanto, que tal acompanhá-la na rotina de exercícios? Caso contrário, incentive-a e dê o apoio necessário para que ela não esmoreça.

3) Pratique a tolerância

 As mulheres passam por muitas mudanças físicas e emocionais nesse período por causa das oscilações hormonais. Isso explica o fato de ter variações de humor e mudar de comportamento. Essa fase vai passar! Por isso, pratique a tolerância e releve o máximo que puder; quanto mais apoio psicológico, estabilidade e segurança a mãe receber, mais tranquila será a gravidez.

4) Valorize os momentos a dois 

Tenha uma relação afetiva próxima, se possível mantendo a mesma rotina de antes da gravidez. Saiam para jantar, namorem, viajem. Muitos aproveitam o segundo trimestre para uma viagem mais longa, por exemplo, seja para comprar o enxoval, ou para ficar de pernas para o ar. Conversem juntos com o médico sobre relações sexuais e procure respeitar, caso ela não esteja disposta.

5) Prepare-se

Você pode fazer grande diferença em atividades que as mães podem acabar deixando de lado por caso da ansiedade. Faça um check list pré-parto e acompanhe os detalhes junto a ela. Também programe-se para estar disponível na data prevista para o parto. Inclusive, estude o caminho para o hospital optando por rotas com menos trânsito; verifique a bateria da máquina fotográfica, reúna os documentos necessários e não se esqueça de colocar o bebê conforto no carro. Também seja precavido e avise no trabalho sobre a data prevista para o parto, procurando não sobrecarregar a agenda profissional nos primeiros meses de vida do filho.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×