Dez coisas que seu filho precisa para ser feliz

Dez coisas 0
0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Dez coisas 0A revista Guia Kids e Gestantes traz uma matéria onde especialistas renomados explicam que para fazer as crianças felizes é preciso de muito pouco. 

1 – Mais emoções verdadeiras

Imaginava-se que essa seria a geração de crianças mais felizes, mas os índices comprovam que a depressão e a ansiedade têm afetado os pequenos em níveis nunca vistos. A psicóloga e diretora da Escola Inteligência, de São Paulo, Camila Cury, filha do educador e psiquiatra Augusto Cury, diz que “o excesso de estímulos que nossos filhos recebem é o grande culpado da infelicidade. As crianças não se surpreendem mais perante as coisas.” Cury orienta ensinar os filhos a se contemplarem com a simplicidade, pequenas alegrias cotidianas e atribuir emoções à rotina para que assim eles cresçam preparados para valorizar suas próprias conquistas, sejam elas maiores ou menores.

2 – Lidar com frustrações e falsas felicidades

Basta olhar as redes sociais para pensar no quanto as pessoas são mais felizes e possuem menos problemas que nós. Ensine seu filho a ser mais críticos em relação a isso, é o que aconselha Camila. “É preciso selecionar o que queremos absorver dessa ilusão toda que as pessoas nos passam, até mesmo na vida real.” Além disso, é preciso orientá-los para as frustrações que virão no futuro. “Divida histórias de fracasso, conquista, medos e inseguranças. Hoje é quase um tabu sofrer. Devemos ensinar que isso faz parte da jornada”, explica Cury.

3 – Criação com apego e afagos

Segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, dados científicos comprovam que o carinho dos pais, recebido na primeira infância (período de 0 e 5 anos), é o grande responsável por reações cerebrais às vezes só manifestadas na vida adulta. “Receber ou não o carinho modifica para sempre como o cérebro vai reagir diante do estresse e da frustração”, afirma.

4 – Estar com a família, com amigos e na escola

Ao entrevistar 300 crianças entre 9 e 12 anos para o documentário A Felicidade Mora Aqui, a escritora Gladys Mariotto perguntou o que as fazia felizes. Todas elas responderam “Estar com minha família”. Em segundo lugar, estar com os amigos, e em terceiro lugar, estar na escola para aprender. “Posso dizer: o que os faz felizes são experiências, sensações, sentimentos”, explica. Mariotto diz ainda que nenhum bem material foi falado em momento algum da entrevista.

5 – Comemorar o aniversário

Um estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria concluiu que festejar o dia do aniversário é o que mais deixa as crianças felizes. Foram entrevistadas crianças entre 4 e 10 anos de idade, que disseram que nesse dia se sentem muito especiais. Ainda nessa pesquisa, brincar com os amigos apareceu como outro motivo de felicidade. Outra conclusão chama a atenção: fazer as refeições com os pais traz uma satisfação imensa para eles.

Dez coisas 1

6 – Correr e pular

Na mesma pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria, 94% das crianças responderam que praticar esportes ou atividades físicas ao ar livre é, também, uma das coisas que mais felicidade. As atividades preferidas são jogar bola (33%) e brincar de boneca (28%).

7 – Ser gentil e grato

“Bom dia”, “obrigado”, “como vai?” Se você ensinar essas palavras mágicas, transformará seu pequeno em uma pessoa agradável. Assim, ele será querido por onde quer que vá. Surgem mais convites, mais amizades, mais oportunidades.

8 – Pensar nas outras pessoas

Somos naturalmente egoístas. Felizmente, nossos pais nos ensinam que as outras pessoas existem e precisam de nós. Passe tempo com seu filho observando as outras pessoas, o que elas sonham e como vivem. “Para ter uma boa relação com os outros, é necessário entende-los, se interessar pela vida deles”. Afirma Camila Cury.

9 – Uma alimentação saudável

Mais energia, mais disposição para brincar, para aprender, menos sono e cansaço. A alimentação vai potencializar o bom humor da criança. É necessário ofertar desde os seis meses uma grande variedade de alimentos, visto que a formação dos hábitos alimentares se dá nos primeiros anos. Priorize as frutas, verduras, legumes e carnes magras, devido a sua boa qualidade nutricional. Evite os alimentos industrializados e processados.

10 – Autonomia de forma equilibrada

Dar autonomia não fazer com que seu filho vire um pequeno tirano. Mas já que os adultos decidem tudo, as crianças acabam tendo dificuldades na tomada de suas decisões futuras. É importante deixar que eles façam pequenas escolhas, como a roupa que vestirão ou o destino do passeio em família no final de semana. Isso os torna autoconfiantes e não os traz insegurança, fazendo com que os tornem adultos felizes.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×