Cuidados especiais com o cordão umbilical

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Fundamental para o desenvolvimento de uma nova vida, o cordão umbilical é o elo entre a mãe e o feto que permite ao longo dos nove meses de gestação que a criança se alimente, receba oxigenação e cresça. No momento do nascimento, entretanto, ele é cortado a cerca de dois a três centímetros da barriga do bebê, recebendo o nome de “coto umbilical”.

Além de toda a emoção que envolve esse momento, no qual muitas vezes os pais são os responsáveis pela realização do corte, é importante ficar atenta aos cuidados especiais que serão necessários daqui pra frente.

O primeiro passo é manter a região bem higienizada. A limpeza deve ser realizada a cada troca de fraldas e após o banho, evitando infecções. Segundo a enfermeira Rebeca Rocha, especialista na área materno-infantil, para realizar a higienização é indicado apenas o uso de álcool 70%. “Com a ajuda de cotonetes, os pais devem aplicar o álcool limpando todo o coto umbilical. Essa limpeza não é dolorida, mas alguns bebês podem se mostrar desconfortáveis por conta do contato da pele com o líquido frio”, explica.

Após o processo de higienização, é importante aguardar o álcool secar. O coto pode ser coberto com a fralda, caso os pais achem mais confortável para a criança. Porém, vale lembrar que a fralda não deve comprimir a barriga da criança, permitindo que a região fique arejada. Além disso, não é aconselhável cobrir o coto com nenhum tipo de faixa ou fita, como esparadrapo, pois dificulta a cicatrização.

Segundo Rebeca, a queda do cordão ocorre geralmente entre o sétimo e o 15º dia de vida do bebê. Porém, em alguns casos esse prazo pode aumentar ou diminuir, sem que isso represente um problema para a saúde da criança. O tempo que o coto leva para cair varia bastante de criança para criança. Os pais só precisam procurar o auxílio do pediatra se houver secreções ou sangramentos em grande quantidade.

Todos esses cuidados são necessários para evitar que a área infeccione. Por causa desse risco, é importante também que a pessoa que vai cuidar do coto antes dele cair lave a mão sempre, antes e depois do procedimento. Esse ritual também deve ser realizado antes e após as trocas de fralda, pois pode entrar em contato com a urina e fezes do bebê, e levar germes para o coto.

Após a queda do coto umbilical, é normal que fique uma pequena ferida avermelhada no local. Essa é uma reação normal do organismo. Porém, caso a vermelhidão se intensifique ou a região fique inchada, o pediatra responsável pelo acompanhamento da criança deve ser acionado, pois pode haver algum tipo de infecção.

Enquanto ainda não está completamente cicatrizado, o umbigo pode ficar ligeiramente alto. Isso porque a cicatrização completa leva aproximadamente um mês. Passado esse período, ele já estará com a aparência de um umbigo “normal”. Mas, se depois dos trinta dias a região continuar inchada, pode ser caracterizado um caso de hérnia umbilical. Não é um problema grave, e afeta cerca de 20% dos bebês, mas exige acompanhamento médico, que avaliará a necessidade de algum tratamento especial.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×