Tudo que um banco privado de armazenamento de células-tronco precisa ter

E17
0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

A decisão pela coleta e armazenamento das células-tronco do seu bebê envolve uma série de questões. Uma delas – talvez a principal – se refere à escolha do banco que irá armazenar o material biológico por longos anos.

O armazenamento de células-tronco representa a possibilidade para o tratamento de doenças ainda consideradas incuráveis que poderão ser tratadas em um futuro, como a leucemia, falências de medula-óssea, doenças autoimunes e linfomas.

Uma escolha tão relevante deve ser feita cercada de critérios. Uma vasta pesquisa é importante para conhecer a experiência e a credibilidade do banco de células-tronco do sangue do cordão umbilical. Vários aspectos devem ser cuidadosamente avaliados pela família – desde a estrutura física, profissionais qualificados, equipamentos, processamento do material, ética, transparência e credibilidade no mercado, condições de segurança, condições sanitárias certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e certificações da área médica. Todos esses fatores devem ser cuidadosamente avaliados pela família.

Profissionais capacidatos

Um dos quesitos que merecem especial atenção na hora da contratação é a equipe profissional. É importante procurar saber se a coleta é feita por médicos ou enfermeiros, e se eles são periodicamente treinados para realizarem a atividade.

Outro fator fundamental que deve guiar a escolha se refere ao contato entre o banco e a família no período pré-natal. É importante que haja acompanhamento periódico entre o banco e a gestante, principalmente nas últimas semanas, para uma maior precisão com relação à data mais provável do parto.

Certificações e tecnologias

A coleta de células-tronco do cordão umbilical envolve protocolos que garantem à mãe e ao bebê, tranquilidade e segurança; e os procedimentos para armazenamento dessas células requerem alta tecnologia.

Do ponto de vista técnico, é fundamental buscar informações sobre o histórico da empresa, os padrões de qualidade relacionados ao transporte, técnicas para processamento, certificações e tecnologias de que faz uso.

Para um tema tão delicado que envolve filhos e família, não deixe de buscar informações sobre a credibilidade. Converse com clientes da empresa, busque saber mais pelas redes sociais e confira os sites de defesa do consumidor para se certificar de que não há nada que descredencie a empresa. A internet possibilita uma vasta pesquisa e, se houver problemas, certamente eles serão apontados na rede.

Também é importante se informar se o banco é associado à Associação Brasileira dos Bancos de Células-tronco (ABBCT), já que todos os membros desta associação passam por um rígido controle de um comitê de ética, que prioriza a qualidade e a veracidade das informações divulgadas.

Experiência

Portanto, para armazenar tamanho patrimônio biológico é preciso atentar-se à escolha de um banco privado reconhecido por sua credibilidade, prática ética e atuação socialmente responsável. Assim, se você está pensando no assunto, busque conhecer as empresas do mercado e tire suas dúvidas com o seu médico.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×