Reforce os laços afetivos com seus filhos

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Em diversos países, o segundo domingo de maio é dedicado àquelas que exercem com plenitude o desafio da maternidade. Mas, além da comemoração, o Dia das Mães – que este ano aconteceu no último dia 8 – é também uma excelente oportunidade para refletir sobre de que forma é possível reforçar os laços afetivos com os filhos, principalmente em tempos de rotinas corridas, avanços tecnológicos que aproximam ao mesmo passo que afastam, e infâncias cada vez mais curtas. Confira dicas para fortalecer essa relação:

Priorize

Agendas cada vez mais cheias, mas um compromisso diário é inadiável: um momento para ler um livro, conversar, interagir e brincar com o seu filho. Seja no início da manhã, seja no final do dia, esse tempo é fundamental para conhecer os interesses dos pequenos e ajudá-los na construção de seus princípios.

Aproveite os finais de semana

Além dos momentos juntos durante a semana, aproveite o sábado e o domingo para programar atividades em família, como piqueniques, visitas a museus e exposições, peças de teatro, parques de diversão e cinemas.

Participe da educação

Ajudar no dever de casa, participar das reuniões e estar sempre presente nas apresentações escolares é fundamental para o desenvolvimento da criança. Por isso, separe um tempo programe a agenda para estar disponível nesses momentos.

Apoie os interesses

Às vezes, alguns pais, equivocadamente, impõem alguns de seus sonhos e aspirações aos filhos. Porém, é preciso entender que eles podem, devem e têm interesses diferentes, que ficarão mais evidentes com o passar dos anos. Apoiá-los é fundamental para o seu crescimento pessoal e a melhora da autoestima.

Estimule e encoraje

É preciso que os pais tenham em mente que a independência da criança precisa ser estimulada e incentivada, para que ela ganhe o mundo com sabedoria. Pense no seu filho como uma planta que é programada pela natureza para crescer e florescer e esteja ao lado dele sempre que necessário, apoiando-o.

Incentive a comunicação

Incentive a comunicação e esteja sempre disponível para ouvir o seu filho, para que ele se sinta confortável em conversar com você sobre tudo que o cerca, como as interações com outras crianças, as rotinas na creche/escola, o que o deixa triste, etc.

Valorize as qualidades

Esteja sempre atento ao comportamento do seu filho para identificar suas principais qualidades. Elogie-o sempre que possível e faça críticas construtivas. Inspire-o a ver-se como alguém confiante e seguro de si mesmo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×