Unidas para fazer o bem

coopeavi
0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

coopeaviEm outubro, o Criobanco recebeu a visita de 20 mulheres integrantes do Núcleo Feminino da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), de Santa Maria de Jetibá, região serrana do Espírito Santo. Em um belo exemplo de amor ao próximo, elas pegaram a estrada rumo à capital para doar sangue, enquanto outra parte do grupo se dividiu em três municípios do interior do Estado para doar parte do cabelo para mulheres e crianças que estão em tratamento contra o câncer.

A iniciativa foi coordenada pela bióloga Marcela Takiguti Rebouças, à frente das ações de voluntariado da Cooperavi. “Todos os meses elas se reúnem para debater assuntos de interesse e realizar ações que promovam a autoestima, o papel da mulher na propriedade e a sustentabilidade rural. Desta vez, em apoio ao Outubro Rosa, elas decidiram doar cabelo e sangue”, explica. Depois da doação, o grupo fez um tour pela sede do Criobanco.

A ideia partiu da lavradora Umbelinda Josefa Santos, de 35 anos, após assistir a uma reportagem sobre uma criança que precisava de doação de sangue para um tratamento de saúde. “Fiquei comovida, pois poderia ser o meu filho precisando. Pensei em formas de colaborar e, como não consigo doar sangue, algo que pode salvar vidas, decidi que deixaria o meu cabelo crescer para doá-lo, colaborando para a autoestima de mulheres e crianças em tratamento”, conta.

Ainda segundo Josefa, como é conhecida na cooperativa, ela não imaginava que a iniciativa engajasse tantas mulheres e de diferentes localidades, e que se desdobrasse também em doações de sangue no Criobanco. “Fiquei surpresa depois que conversei com a Marcela, que organizou toda a ação, e que vimos tantas pessoas dispostas a participar. Nos dividimos de acordo com as possibilidades de cada uma e foi ótimo”, declara.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×