Futuro papai, você está preparado para os últimos meses de gestação?

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Está na hora de acertar os últimos detalhes para a chegada do bebê! Durante os três meses finais da gestação, a futura mamãe passará por intensas modificações no corpo e no comportamento, o que vai exigir do futuro papai muita disponibilidade e atenção.

O terceiro e último trimestre da gravidez tem início na 25ª semana e termina no momento do parto, com a chegada do novo – e tão esperado – membro da família. Pois é, está chegando a hora! A reta final pode parecer mais demorada que as demais, tanto para a futura mamãe, quanto para você e o restante da família, por conta da ansiedade. Trata-se também de um período um pouco mais difícil para a mulher, com o aumento de alguns desconfortos.

Nessa etapa as visitas ao médico são intensificadas. A partir do oitavo mês elas devem acontecer de quinze em quinze dias. Já no último mês da gestação, os encontros com o médico devem ser semanais.

É nessa fase também que fica pré-definido o tipo de parto que será realizado. Após o último ultrassom é possível verificar a posição do bebê, a quantidade de líquido amniótico e o posicionamento da placenta. A partir dessas informações o médico, em conjunto com a mãe, define se optará pelo parto normal ou pela cesariana.

Mudanças corporais

É nessa fase também que fica pré-definido o tipo de parto que será realizado. Após o último ultrassom é possível verificar a posição do bebê, a quantidade de líquido amniótico e o posicionamento da placenta. A partir dessas informações o médico, em conjunto com a mãe, define se optará pelo parto normal ou pela cesariana.

Mudanças emocionais

O último trimestre é marcado pela ansiedade e pela espera. Nesse momento, a futura mamãe está contando os dias para ver pela primeira vez o seu bebê. Por isso, trata-se de um período de muita emoção, mas também de muita apreensão. A mulher pode apresentar maior irritabilidade devido ao cansaço, sono e limitações físicas. Ela pode ainda se sentir muito vulnerável por causa das mudanças corporais e pelo medo do parto e, conforme o dia do nascimento vai se aproximando, mais ansiosa ela pode ficar. Vale ressaltar que o comportamento emocional pode variar bastante entre as mulheres.

Principais sintomas

Durante os últimos três meses da gravidez há um aumento considerável no tamanho do útero, ocasionando alterações na aparência, na anatomia e na fisiologia da mulher. O tamanho da barriga se torna um obstáculo para o sono da gestante, que dificilmente encontra uma posição confortável para dormir. Por isso, a insônia se torna bastante comum. Os seios voltam a crescer e podem começar a liberar o colostro, líquido esbranquiçado que vai alimentar o bebê nos primeiros dias de vida.

Devido ao peso da barriga, é normal que a futura mãe sinta falta de ar com frequência. Dores na região lombar, costas, pernas e pés, e câimbras nas pernas também são comuns nessa fase.

Relações sexuais

Se a gravidez seguir saudável, sem sangramentos ou risco de trabalho de parto prematuro, o sexo está liberado até próximo a data provável de parto. Mesmo assim, o ideal é conversar abertamente e tirar todas as dúvidas com o médico responsável.

Vale ressaltar que manter relações sexuais durante a gravidez é muito positivo para a mulher, pois a faz se sentir bonita e valorizada. Porém, as mudanças no corpo, a proximidade do parto e o desconforto com a barriga podem diminuir a libido delas.

Se programe para estar disponível na data prevista para o parto. A sua participação nesse momento é fundamental. Inclusive, estude o caminho para o hospital optando por rotas com menos trânsito, verifique a bateria da máquina fotográfica, não se esqueça de colocar o bebê-conforto no carro e de um check list para não deixar passar nada.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×