Estou grávida e menstruei, e agora?

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×


Durante a gravidez, podem ocorrer alguns sangramentos, por vezes com coloração mais escura e maior fluxo, por isso, muitas mulheres entendem que menstruar durante a gravidez é normal. Atenção, não é! Mesmo porque durante esse período a mulher não ovula, assim, não existe o ciclo menstrual. Apesar de serem muito semelhantes aos sangramentos que ocorrem no período menstrual, é preciso esclarecer que toda perda de sangue durante a gestação precisa ser informada ao obstetra.

Por vezes, o sangramento pode vir acompanhado de febre e cólica, o que exige ainda mais atenção ao caso. O período mais comum, durante a gestação, de ocorrência do sangramento vaginal é no primeiro trimestre e os motivos são vários. Um deles é o que chamamos de sangramento de implantação, que acontece quando o embrião está se “implantando” na parede do útero. Nesse caso, é normal sentir dores parecidas com a cólica menstrual.

O fato de o colo do útero ficar muito sensível durante a gravidez, devido à adaptação à nova fase, também pode ocasionar sangramentos, principalmente após exames ginecológicos ou relações sexuais. No último trimestre, eles podem indicar que a futura mamãe já está em início de trabalho de parto.

Infecções vaginais no período gestacional também provocam sangramento e, ainda que seja notada uma pequena quantidade de sangue, é preciso informar ao médico. Assim como pode ser um simples sangramento por adaptação uterina, pode também indicar que algo não vai bem, por exemplo, um descolamento de placenta.

Portanto, mesmo que muito se fale sobre menstruação durante a gravidez, é preciso entender que durante esse período pode sim ocorrer perda de sangue, e que ela precisa ser entendida como um alerta enviado pelo corpo da gestante de que algo diferente está acontecendo. Por isso, é preciso atenção, exames médicos e todos os demais cuidados inerentes às mulheres que carregam outra vida no ventre.

Causas de sangramento durante a gestação

Os motivos que ocasionam o sangramento durante a gestação são vários. Aqui, listamos alguns que podem ocorre para que a futura mamãe fique bem atenta:

  • Aborto espontâneo – perda da gravidez antes da 20ª semana;
  • Placenta prévia – problema da gravidez em que a placenta se desenvolve na parte mais baixa do útero cobrindo a cérvice uterina (parte mais estreita do útero) parcialmente ou em sua totalidade;
  • Ruptura de vasos prévios – ruptura de vasos do cordão umbilical;
  • Uso de medicamentos;
  • Gestação ectópica – quando a gestação ocorre fora do útero;
  • Infecção do colo do útero
  • Trauma do colo do útero

Assunto Relacionado:

Exames Ginecológicos – Os exames que toda grávida deve fazer

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×