Desenvolvendo os sentidos do bebê do quarto ao nono mês

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Passados os três primeiros meses do bebê, quando os pais apostavam em pequenas ações que aguçassem o tato, a audição e a visão da criança, é chegada a hora de diversificar as atividades. Nessa fase, a criança consegue responder melhor aos estímulos e está bem mais ativa, pois já consegue se movimentar para os lados e sentar.

Entre o quarto e o sexto mês, o bebê crescerá e se desenvolverá bem rápido e já será capaz também de segurar alguns objetos e manipulá-los, por isso, será mais fácil e divertido entretê-lo. Além disso, os pais conseguirão ver nesses momentos novas expressões e demonstrações de alegria do pequeno, com pulinhos e gritinhos a cada descoberta.

Mas como entreter um bebê que ainda está tão pequeno, mas também tão ativo? A dica é apostar em novos estímulos para os sentidos, que ainda estão em pleno desenvolvimento. Agora, a criança já responderá melhor às atividades e a interação será ainda maior, fortalecendo ainda mais o vínculo entre pais e filho.

Aproveitando que a visão da criança já estará mais desenvolvida e ela conseguirá enxergar coisas mais distantes, uma opção é apostar nas bolinhas de sabão. Além de ser algo fácil de transportar e barato, elas roubam a atenção do bebê, que fica maravilhado. Assopre bolinhas de sabão próximas a ele e acompanhe a reação.

Nessa idade, a cabeça da criança também está mais firme, permitindo que os pais brinquem com ela de aviãozinho ou de foguete, pois elas adoram visualizar as coisas de diferentes formas. Porém, é preciso segurá-la de forma firme e confortável e evitar deixá-la de cabeça para baixo.

Outra opção é apostar nas famosas cosquinhas, que podem ser feitas durante brincadeiras como a famosa “vou te pegar”. A criança sentirá o contato dos pais, se divertirá e soltará boas gargalhadas. Fingir que vai morder e agarrar os dedinhos das mãos e dos pés também estimula a criança em relação ao tato.

Sétimo ao nono mês

Ao entrar no sétimo mês, a criança já está bem mais esperta e agitada. Ela começa a dar os primeiros passos para engatinhar e a trabalhar a questão do equilíbrio. E para quem está aprendendo, cada passo é uma vitória. Por isso, parabenizar o bebê pelas conquistas é fundamental.

Vibre com cada passo do pequeno e comemore até mesmo os inevitáveis e infinitos tombos. Isso ajudará a criança a entender que é preciso tentar diversas vezes até conseguir algo. Além disso, não se esqueça das palmas, pois esse barulho é absorvido pela criança de forma positiva e elas entendem como um elogio.

Outra atividade é ensinar ajudar a criança a interagir com os objetos. Ela vai adorar bater objetos na mesa sem parar, para acompanhar o barulho provocado. Se tiver dois, ensine-a a tentar bater um no outro e a trocá-los de mão. Sinos e chocalhos também estimulam a audição. Vale ressaltar que nessa fase, eles adoram acompanhar a causa e o efeito das coisas.

Por fim, insira bolas nas atividades da criança. Elas são apaixonadas pela forma como o objeto se movimenta. Por isso, experimente jogar uma bola para cima e deixá-la cair como se não tivesse conseguido pegá-la a tempo. Mas atenção: nessa fase, evite chutes ou força nas jogadas! O importante é estimular na criança os principais sentidos, ajudando-a em seu desenvolvimento e aproximando pais e filhos em momentos de interação.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×