Aproveite o horário de verão

0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×

Além de promover a economia de energia, o horário de verão, que teve início no dia 18 de outubro, em dez estados brasileiros e no Distrito Federal, é também uma excelente oportunidade para aproveitar de forma mais intensa as horas extras de sol. Mas, durante a adaptação à diferença no relógio, que pode levar até duas semanas, alguns cuidados são necessários, principalmente com as crianças. Confira dicas para curtir o período sem prejuízos para a saúde:

– Devido à repentina mudança no ciclo biológico, o início do horário de verão é de difícil adaptação para muitas pessoas, que se sentem mais sonolentas. Para amenizar os efeitos, aposte em refeições leves, principalmente à noite; prepare o ambiente antes de dormir, apagando luzes e eliminando ruídos; e tente deitar-se mais cedo que o habitual.

– As crianças podem sofrer ainda mais que os adultos, apresentando sintomas como mau humor, cansaço e falta de apetite. Para amenizar, evite alimentos estimulantes, como refrigerante e chocolate durante todo o dia; coloque-as para dormir mais cedo que o habitual; e ajude-as a relaxar com histórias para dormir e cantigas de ninar.

– Mesmo que o sol do finalzinho da tarde seja mais brando, não se esqueça de manter as crianças hidratadas. Na alimentação, que deve ser feita de três em três horas, dê preferência para frutas, verduras e legumes; opte por carnes magras e alimentos leves.

– Aproveite as horas extras de sol para realizar atividades em família, como passeios no parque e piqueniques. Porém, a proteção solar é fundamental.

– Pratique exercícios físicos ao ar livre. As horas a mais de sol podem render deliciosas caminhadas, corridas, pedaladas de bicicleta, passeios com patins e skate, natação, entre outras atividades que ajudam a melhorar o humor, a qualidade de vida e a saúde.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


0 Total Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Total ×